Itacaré: O fim de semana foi de festa para o surf local.

O 1º Surf Treino da Liga Itacaré de Surf e SUP (LIS) 2017, realizado no último fim de semana (1 e 2), na Praia da Tiririca, foi considerado um sucesso pelos seus organizadores e também pelos competidores que participaram da disputa. O evento, marcado por altas ondas e pelas condições desafiadoras do mar, contabilizou mais de 120 inscritos de Itacaré e cidades vizinhas, divididos em onze categorias e atraiu um grande público ao principal palco do surf itacareense.

Um dos grandes destaques da etapa de abertura do Surf Treino LIS 2017 foi o itacareense Rayan Fadul, um talento precoce que, aos 11 anos, é figura frequente nos pódios das competições que participa, e que faturou o título em duas categorias (Sub 12 e Sub 14). Outro que também já se acostumou aos pódios é o ilheense Davi Mendes, que mais uma vez apresentou atuação triunfal e tornou-se campeão também em duas categorias (Sub 16 e Sub 18).

Já na PRO/AM, principal categoria do evento, Davi Silva ficou com o título numa final casca grossa e 100% local. Pedro Veiga na Sub 08, Geovana Pires no surf Feminino, Bruno Alexandre e Helane Brito no Bodyboard Masculino e Feminino, Alan Silva no Longboard e Thiago da Silva no SUP Wave também subiram ao degrau mais alto do pódio.

Na avaliação de Vitor Rollin, diretor/fundador do Instituto APDC e um dos organizadores da competição, o sucesso do evento é fruto do esforço coletivo das entidades que compõem a LIS e que estiveram envolvidas na elaboração, produção e execução do projeto.  A produção do evento ficou à cargo da Associação Itacareense de Surf (AIS), em conjunto com a Associação de Stand Up Paddle de Itacaré (Asupi), a Associação de Surf Feminino de Itacaré (Asurfi) e a Associação de Longboard de Itacaré (ALI), enquanto a coordenação técnica foi dirigida pelo Instituto A Prancha do Campeão (APDC).

“Foi um grande evento na cidade, uma grande confraternização. A gente está bem satisfeito com o resultado porque vimos que os atletas, os pais, as famílias, a comissão técnica, o pessoal da produção, todo mundo estava bem envolvido, bem satisfeito e muito feliz com tudo o que aconteceu ali. Quero agradecer imensamente aos mais de 20 estabelecimentos comerciais da cidade que nos ajudaram nessa realização e agradecer ainda ao embaixador do Instituto APDC, o Ricardo Toledo e família, que estão nos inspirando e, mesmo à distância, estão acompanhando e vivenciando tudo isso que está acontecendo aqui em Itacaré”, observou Rollin.

Outro aspecto destacado pelos organizadores da competição foi a visita do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que prestigiou o evento durante quase toda a manhã de domingo acompanhado do seu filho Romário, dos secretários de Esportes, Diego Augusto, e de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, além do assessor Cleber Miranda. Outra autoridade municipal que marcou presença foi o capitão Hosannah, da Polícia Militar. “Todos que nós convidamos, compareceram. Isso é um sinal de que houve uma chancela muito importante dos órgãos públicos e competentes, que enxergaram a LIS como uma entidade que veio realmente para contribuir com o município de Itacaré”, destacou Vitor.

Durante sua visita, o prefeito Antônio de Anízio conversou com os competidores, deu entrevista, tirou fotos com os atletas e fez questão de entrar na área técnica, onde permaneceu por muito tempo numa nítida demonstração de interesse pelas regras e análises do esporte que ajudou a promover Itacaré para o mundo.

O prefeito parabenizou a todos os envolvidos na realização do evento e na organização da LIS e destacou que a administração municipal está de portas abertas para fomentar o surf local. “Queremos colocar a prefeitura à disposição para ajudar, incentivar e participar deste processo de revelação de nossos atletas e espero que possamos, com isso, promover uma transformação da sociedade. Acredito que dias melhores virão e sei que o nosso papel é trabalhar em prol da população. O surf, além de ser um esporte extraordinário, exerce ainda um papel fundamental na cadeia turística do município e, por consequência, movimenta a economia local, beneficiando toda a população”, pontuou o chefe do Executivo.

A análise positiva do evento também foi feita pelos atletas. Para Davi Silva, vencedor da PRO/AM, Itacaré estava precisando de eventos como o Surf Treino da LIS, para servir de incentivo aos atletas locais e para devolver à cidade o protagonismo do surf de alto nível no cenário nacional. “A gente estava precisando muito de eventos como este, que trouxe de volta a alegria ao surf de Itacaré. Quero parabenizar a organização, aos atletas, a todos que se envolveram e que participaram desta competição. Estou muito feliz em ver tudo isso acontecendo e creio que o surf local tem muito a ganhar com eventos como este”, finalizou.

Conheça os vencedores e finalistas do 1º Surfe Treino da LIS 2017:

Categoria PRO/AM

1º Davi Silva

2º Iago Silva

3º Junior de Jesus

4º Willy Correa

Categoria SUB 08

1º Pedro Veiga

2º Davi Brito

3º Simon de Souza

4º Arthur

Categoria SUB 12

1º Rayan Fadul

2º Matheus Neves

3º Jarlison Bahia

4º Gabriel Rucker

Categoria SUB 14

1º Rayan Fadul

2º Jerônimo Barros

3º Gabriel Paiva

4º Kauan Santos

Categoria SUB 16

1º Davi Mendes

2º Lucas Souza

3º Jerônimo Barros

4º Nino Franco

Categoria SUB 18

1º Davi Mendes

2º Daniel Matos

3º Taiwan Chan

4º Vinicius Araújo

Categoria SUP WAVE

1º Thiago da Silva

2º João Araújo

3º Adelson Júnior

4º Jadson Santos

Categoria SURF FEMININO

1ª Geovana Pires

2ª Thais Oliveira

3ª Andrea Mendes

4ª Duda Côrtes

Categoria BODYBOARD Feminino

1º Helane Brito

2º Thais Oliveira

3º Lorena Matos

Categoria BODYBOARD Masculino

1º Bruno Alexandre

2º Lucas Santos

3º Eider Costa

4º Vitor Hugo

Categoria LONGBOARD Masculino

1º Alan Silva

2º Tarek Roveran

3º Ivan Silva

4º Fabio Campelo

Confira algumas fotos do evento, nas lentes do fotógrafo Itamar G. Filho. (Fonte: Surf 73)


Últimas Notícias

1 comentário

Comente
AVISO - Itacaré Urgente coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, basta enviar e-mail para contato@itacareurgente.com.br. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Deixe uma resposta


O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*